Até o Chapolin Colorado se foi

Até o Chapolin Colorado se foiO ano de 2015 será difícil para os brasileiros, o que não é novidade. A conturbada disputa eleitoral em 2014 para a presidência da República e o atual momento econômico de instabilidade abriram alguns precedentes de incertezas sobre o futuro do Brasil. Desde a escolha da nova equipe econômica, o governo tem feito ajustes na tentativa de conter o consumo e segurar a alta da inflação. Como se já não bastasse, as temperaturas do verão estão quentes como há muito tempo não se via. A chuva escassa não consegue abastecer os reservatórios de água, tornando a situação do país ainda mais crítica. E agora? Quem poderá nos defender? Até o Chapolin Colorado se foi…

Algumas pessoas já passaram por algumas crises, outras estão passando pela primeira vez e outras sentirão o reflexo sem nada entender. Resultado de má gestão, falta de investimentos, corrupção, bandidagem e, para completar, São Pedro nos colocou de castigo. Porque será que tudo isso está acontecendo com a gente?

As dúvidas são muitas e as respostas são escassas como a água. Como o nosso país deve caminhar neste ano que começa? Quais são os remédios para enfrentar o pessimismo do ano que está iniciando? Quais as maneiras de se reinventar em meio ao caos? Como cada indivíduo pode contribuir para que os problemas sejam amenizados? Não existe receita de bolo com soluções para enfrentar a crise financeira e climática que estamos passando. Podemos, cada um, fazer a nossa parte, economizando água e energia. Você já está fazendo a sua parte? Vamos começar antes que seja tarde? Ou será que já está tarde? Não! Vamos seguir com otimismo e rezando para São Pedro abrir as torneiras do céu.


Mariana Elisa é formada em Letras, está concluindo o curso de Jornalismo e publicará no Lavanderia algumas de suas crônicas e outros textos.