Prêmios e mudanças no mercado jornalístico

Demissões proibidas

editora_abrilApós reivindicação dos sindicatos dos Jornalistas e dos Administrativos de São Paulo, a Justiça incluiu uma nova cláusula na liminar concedida às entidades em 29/7, proibindo a demissão em massa de funcionários da Editora Abril. Pela decisão do desembargador Wilson Fernandes, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho – 2ª Região, a Abril não está impedida de demitir, mas terá um limite mensal de dispensas. Será adotado um máximo de 12 jornalistas e 22 funcionários permitido até a próxima audiência. A decisão foi motivada por rumores de uma nova onda de demissões.

Transição

Por falar em Abril, no final de julho as duas últimas publicações vendidas pela editora para a Caras, Contigo e Placar, chegaram à nova redação. Elas completam a lista dos sete títulos transferidos em 2015, iniciados com as revistas Anamaria, Arquitetura & Construção, Tititi, Você RH e Você S/A. Em 2014, outros 10 títulos haviam mudado de casa, partindo para a Editora Caras. São eles: Aventuras na História, Bons Fluidos, Manequim, Máxima, Minha Casa, Minha Novela, Recreio, Sou+Eu, Vida Simples e Viva Mais.

Mudanças no regimento

A nova composição do Conselho de Comunicação Social, empossada em julho, decidiu que irá promover alterações em seu regimento interno até o fim do ano. A polêmica está na eleição dos novos membros, que foi acusada de irregularidades, o que gerou a renúncia de dois suplentes do CCS. O setor do Senado criou uma comissão especial para decidir, até setembro, a dimensão da reforma do regimento.

Encontro de Professores

A UniCarioca e o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) promovem, na próxima segunda-feira (17), o 7º Encontro de Professores de Jornalismo do Rio de Janeiro. O evento, aberto a todos os profissionais da área e estudantes, discutirá questões relacionadas ao tema Ensino de Jornalismo: novos currículos e impacto social. As palestras, reuniões de grupos de trabalho, painéis e outras atividades acontecem na unidade Rio Comprido das 8h às 21h. Para inscrições, confira o endereço http://www.unicarioca.edu.br/7o-encontro-de-professores-de-jornalismo-do-rio-de-janeiro

Premiação

O Instituto Prensa y Sociedad (IPYS) e a Transparência Internacional (TI) realizam, com o patrocínio do Open Society Institute, o Prêmio Latino-americano de Jornalismo de Investigação, com inscrições abertas até 17 de agosto. Os melhores trabalhos jornalísticos publicados em 2014 na imprensa escrita, rádio, TV e internet, nos veículos da América Latina e do Caribe, concorrerão a US$ 30 mil. O primeiro lugar fica com 15 mil dólares, o segundo leva 10 mil dólares e o terceiro colocado ganha 5 mil dólares. O resultado será revelado em cerimônia especial durante a Conferência Latino-americana de Jornalismo e Investigação, em Lima, no Peru, de 20 a 23 de novembro. Saiba mais em http://www.premio.ipys.org/

 


por André Correia

twitter | e-mail

 

Posted in Mídia and tagged , , , , , .

One Comment

  1. Pingback: Cortes e demissões | Mercado | Lavanderia

Comente este post