Saúde

Verão é época de reforço nos cuidados contra o câncer de pele

sunbathing on the beachQuem não gosta de curtir o sol, seja na praia ou na piscina, com a família ou os amigos? Mas para que a temporada de férias não vire um problema, é bom ficar atento aos cuidados com a pele. O sol em excesso é o principal fator para desencadear problemas como o câncer, além de causar desconforto e problemas estéticos.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 180 mil novos casos de câncer de pele devem atingir os brasileiros somente em 2016. O último levantamento, realizado em 2013, apontou que 3361 pessoas morreram vítimas da doença, sendo 1930 homens e 1431 mulheres.

Escolher um bom horário para se expor ao sol e sempre usar o protetor solar são algumas das recomendações. A médica oncologista da Oncomed BH, Dra. Letícia Carvalho destaca um ponto importante. O protetor solar “não deve ser usado com o objetivo de permitir o aumento do tempo de exposição ao sol, nem para estimular o bronzeamento”.

(mais…)

Instituto do Câncer é inaugurado em Curvelo/MG

Após anos de campanhas pela doação de recursos para custeio das obras, o Instituto do Câncer do Hospital Imaculada Conceição, em Curvelo/MG, foi inaugurado na manhã desta terça-feira (8). O local, preparado para receber equipamentos modernos e diversos pacientes por dia, deve realizar 650 cirurgias e 5300 tratamentos de quimioterapia por ano.

Confira como foi o evento de inauguração na reportagem:


André Correia é co-fundador do Lavanderia, está a frente deste blog e escreve algumas das matérias e notícias apresentadas aqui. Paralelamente, se arrisca comentando os assuntos que gosta, como música, televisão e fotografia, além de crônicas sobre o cotidiano da profissão. Escreve também no blog Mercado, seção de economia, emprego e mídia do Lavanderia.

Família de bebê sem intestino cria campanha de arrecadação

IMG_5971

Sueide Gomes, mãe de Pedrinho, mostra a camiseta criada para a campanha. Foto: André Correia

Pedro Gomes Oliveira, o Pedrinho, nasceu no dia 14 de julho de 2014 em Eunápolis (BA), e logo no segundo dia de vida foi diagnosticado com a Síndrome do Intestino Curto (SIC), má formação que ocorre na gestação e que resulta em intestinos com tamanho reduzido, pouca circulação sanguínea e funcionamento inadequado. O caso de Pedrinho foi ainda mais grave. Seu intestino necrosou e precisou ser removido em uma cirurgia. O bebê teve que ser transferido para o CTI do Neo Center do Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte (MG), e desde então está sob acompanhamento pediátrico constante.

Sua família criou uma campanha de arrecadação para custear um transplante de intestino, que é realizado apenas nos Estados Unidos, com custo aproximado de US$ 1 milhão (R$ 3 milhões). Pedrinho está completando oito meses e vive uma luta diária pela sobrevivência.

Toda a nutrição de Pedrinho é feita de forma parenteral, onde os alimentos e medicamentos são administrados de forma intravenosa, e vários exames são feitos a cada dia para acompanhar sua evolução. A sua situação o leva a ter uma sensibilidade na pele, entre outras complicações. (mais…)